Minha lista de blogs

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

PROTEÍNA ISOLADA DE SOJA (PIS)


Proteína isolada de soja – É carinhosamente apelidada de PIS – é uma espécie de “farinha” sem carboidrato. Usada em várias receitas com bastante sucesso.

A proteína isolada de soja (PIS) é produzida a partir dos flocos de soja através de um processo que utiliza extração aquosa e aquecimento mínimo. Este produto é praticamente livre de carboidratos e de gordura, tendo 90% de proteína em peso seco. 
Segundo a ANVISA, a proteína isolada de soja é a fração protéica da soja por processo tecnológico adequado. 

Este tipo de proteína de soja é de origem vegetal de alta qualidade que ajuda na formação e manutenção da massa magra e do tecido corporal magro. Sua função nutricional é como fonte de aminoácidos essenciais e nitrogênio para síntese de tecidos e outros componentes necessários para o funcionamento e crescimento normal do organismo. A PIS possui qualidade equivalente às proteínas da carne, leite e ovos. Ela possui PDCAAS de 1.0, que é o mais alto escore que uma proteína pode possuir, pois apresenta os aminoácidos necessários para adultos e crianças.

É considerada uma proteína de alto valor biológico. Este produto é um excelente repositor de proteínas para pessoas que fazem atividade física e desejam aumentar a massa muscular e pessoas com necessidades de um aporte proteico maior. Dos vinte aminoácidos que o ser humano requer, onze são produzidos pelo nosso corpo; os outros nove devem ser obtidos pela alimentação. A proteína isolada provê todos os noves restantes, tornando-se uma proteína completa.

  

A ingestão regular de PIS pode aumentar a produção endógena de Tiroxina (T4), hormônio estimulante de tireóide (TSH) e Triodotironina (T3), e manter a insulina estável quando comparada a outros tipos de proteína como caseína e proteínas de peixe. O hormônio Tiroxina é o principal regulador da taxa metabólica, ou seja, quanto mais Tiroxina, mais rápido o metabolismo. Este suporte é bastante útil para atletas em fase de definição muscular quando se tenta perder o máximo possível de gordura corporal. A proteína isolada de soja causa uma maior retenção de nitrogênio e maior perda de gordura corporal durante uma fase de pouca ingestão calórica quando  comparada com Caseína.



 FONTE: http://dietadodratkinsbrasil.blogspot.com.br/2012/10/o-que-e-pis.html
ACESSO EM :20/01/2013

Essa é a que eu uso em minhas receitas:


INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS:


OBS:  
          a) A PIS tem a mesma função que a Farinha de trigo, no prepraro da massa. A PIS
tem a vantagem de ter o sabor mais suave e ser zero carbo. A desvantagem é que
ela é um pouco mais cara.

      b) Não é farinha de trigo mas substitui bem em massas para tortas.  Eu já fiz, macarrão, lazanha empadinha, tortas e pães com a (PIS). Essa espécie de farinha ajuda muito nas dietas de  baixo carboidrato ou chamadas de dieta da Proteína como a dieta Dukan.


34 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa do blog. As receitas são atraentes e pretendo experimentá-las!
    Fiquei com dúvida se a PIS e a proteína texturizada de soja são o mesmo produto? Agradeço se puderes esclarecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu Takami, são produtos totalmente diferentes, e de utilização diferente também, a proteína texturizada, é aquela, em flocos pequenos médios e grandes, conhecida como carne de soja, a Pis é uma farinha, e é utilizada, para fazer massas, pães, pizzas etc,
      E Não tem carboidratos e nem gorduras que existem na texturizada ou na farinha de soja.
      Espero ter esclarecido .

      Excluir
    2. Psi é a mesma coisa que extrato de sjoa?

      Excluir
  2. Oi minha linda,

    ADORO...

    abraços,
    Elis.

    ResponderExcluir
  3. Aonde você compra? Em qual supermercado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compro no supermercado de minha cidade que se Chama Big Lar, moro em Cuiabá MT, compro também em uma casa de produtos naturais, Andrea.

      Excluir
  4. Nossa essa PIS é mágica, não conhecia ela e hj mesmo vou compra-lá, ela é muito versátil mesmo pois estava vendo suas receitas e tem muita coisa legal e saborosa.
    Obrigada por suas dicas.
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Oiii adoro suas receitas, faço todas rsrs mas tenho apenas uma düvida, a fibra de soja é igual ao extrato de soja? beijooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nicilla, são produtos diferentes, o extrato é para fazer o leite de soja.

      Excluir
  6. Nicilla o extrato é para fazer o leite de soja, a farinha e a PIS ( Proteína isolada de soja) é a que eu uso nesta receita, não confunda quando comprar com a Proteína Texturizada de soja, a carne de soja, que é um produto bem diferente.

    ResponderExcluir
  7. A proporção da PIS é a mesma da farinha de trigo 1 colher de sopa de farinha é igual da de PIS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regiane, a PIS, não pode ser comparada com a farinha de trigo, elas são totalmente diferentes, a PIS, não tem a liga da farinha de trigo, ela quebra um galho, nas receitas, mas substituir, pura e simplesmente, não funciona, veja no blog algumas receitas que já fiz com ela.

      Excluir
  8. Compro nas várias lojas de produtos naturais, perto do Mercadão de São Paulo. Mas a PIS é diferente da fibra de soja. A PIS tem mais proteína.O kilo está entre 15,00 e 19,00 reias.

    ResponderExcluir
  9. Só mais uma coisinha; Parabéns pelo blog. São receitas maravilhosas e me ajudaram muito. Eternamente grata.

    ResponderExcluir
  10. Pessoal onde eu acho PIS no Rio de Janeiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Carrefour, Extra ou Casas Pedro. Como Fibra de soja da marca Vitão.

      Excluir
  11. obrigada pela foto da embalagem, ela tirou uma dúvida! aqui na minha cidade eu só encontro "farinha de soja integral" e o valor energético é de 200 e algumas calorias, certamente não é a PIS. infelizmente aqui no Amapá não existe ainda. vou ter que esperar um pouco pra experimentar o sabor deste pão! estou fazendo a Dukan e a parte mais dolorosa é a do pão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcione, hoje já tem varias lojas on line que vendem a PIS e entregam em todo o Brasil, uma que conheço é a www.cipobrasil.com

      Excluir
  12. Néia, eu achei farinha de soja que parece ter a mesma textura que o PIS, sabe se pode ser usado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, a farinha de soja tem a mesma textura da PIS, e o mesmo uso, mas a farinha tem carboidratos, diferente da Pis que é zero carboidratos.
      sendo indicada paras as receitas Dukan em todas as fases, já a farinha entra na segunda fase e como um produto tolerado.

      Excluir
  13. valeu a dica estou fazendo a dieta dunkan e não sabia se PIS podia

    ResponderExcluir
  14. Sidnéa, Boa noite! quer dizer que fibra de soja e PIS são a mesma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim são a mesma coisa, mas fique atenta, tem duas fibras de soja, tem a Texturizada PTS que é a carne de soja e a Isolada que é a PIS.

      Excluir
  15. Poderia me informar onde comprar a PIS? site ou endereço no Rio de Janeiro, Grata, Alia

    ResponderExcluir
  16. Infelizmente esta fotoo do produto que você usa não é a PIS. Há uma grande confusão entre fibra de soja e PIS. Esta da foto é apenas fibra de soja. A PIS é diferente, na composição e na textura. Para tirar a duvida, visite este link http://lowcarbaultimadietadaminhavida.blogspot.com.br/2012/11/abc-da-inducao-atkins.html
    Abraços
    Ah! e adoro seu blog. Pego muitas receitas dele.

    ResponderExcluir
  17. Nossa, obrigado por clarear essa diferença entre a fibra de soja e PIS. Eu que sou fan dos alimentos de soja em geral sempre pensei errado rsrs...

    Alias, para quem gosta de estar antenado nesse assunto, sigam o AdeS twitter que tem bastante coisa interessante também.

    Parabéns pelo blog!!!!

    ResponderExcluir
  18. oi boa tarde gostaria de comprar o pis e a fibra mas ñ conheço nenhum site (confiável) pode me passar por favor obrigada!!!

    ResponderExcluir
  19. Tentei fazer massa de pastel, mas está esfarelando... alguma dica?

    ResponderExcluir
  20. Néia, a farinha integral pode substituir o PIS?

    ResponderExcluir
  21. Néia, a farinha integral pode substituir o PIS?

    ResponderExcluir
  22. Como eu poderia substituir a farinha de trigo por Pis em uma receita?
    Por ex, uma receita que pede 2 xícaras de farinha de trigo eu poderia substituir por 2 xíc. de Pis?
    Obrigada desde já.

    Kenia.

    ResponderExcluir
  23. Na minha família temos pessoas intolerantes a soja e seus derivados, e precisam emagrecer, neste caso como posso substituir a proteína isolada da soja?

    ResponderExcluir