Minha lista de blogs

terça-feira, 19 de março de 2013

ABOBRINHA A MODA TALHARIM


I

NGREDIENTES:

1 abobrinha verde italiana de tamanho médio
2 dentes de alho (ou uma colher de sopa de alho triturado)
1 colher (café) de azeite
sal a gosto
Queijo parmesão ligth para polvilhar (opcional)
1 lata de sardinha  ou atum * (opcional)
1 colher de molho de tomate * (opcional)

MODO DE FAZER:


Lave bem a abobrinha e descasque-a, usando um descascador,  tirando apenas a parte verde, bem de leve.
Corte a abobrinha ao meio no comprimento e descarte as sementes. vá cortando a abobrinha no sentido longitudinal (de comprido), fazendo tirinhas  largas e finas como talharim, utilize um fatiador manual de cozinha, facilita muito o processo.
Aqueça uma panela ou frigideira em fogo baixo e ponha azeite e o alho.  Pode adicionar a sardinha ou atum   ligth  junto, adicione as tirinhas de abobrinha e vá mexendo delicadamente, até que elas fiquem 'al dente', o que leva cerca de um minuto em fogo baixo. Adicione o sal e sirva imediatamente, polvilhando queijo parmesão por  cima.

Abobrinha somente com o alho e azeite:


Abobrinha com sardinha e molho de tomate, com parmesão:

Modelo de descascador de legumes que usei para essa receita:

Ganhei este modelo de cortador e fatiador de uma amiga, e adorei, ela corta a abobrinha bem redondinha, como um espaguete, super recomendo esse cortador,  não tenho a foto do prato que fiz com esse cortador, mas assim que fizer de novo eu coloco aqui. 

4 comentários:

  1. Oi Sidnéia! Sou sua fã! Adoro seu blog, entro toda semana!!
    Fiz o talharim, mas com molho branco: coloquei 200 ml de leite desnatado líquido, meio copo de requeijão light e 50 grs de creamcheese. Deixei ficar bem quentinho e dissolvi uma colher de sopa de farinha de aveia.
    Ficou bem cremoso, coloquei a abobrinha já cortada em talharim numa forma de vidro, misturei o molho e salpiquei queijo parmesão. Levei ao forno por até borbulhar e a abobrinha soltar um pouco de líquido, fica al dente.
    Obrigada pelas dicas e por explicar tão bem.
    Bjos, Jan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Jan, deve ter ficado maravilhoso, obrigada por dividir comigo, vou fazer com com esse molho branco seu também, valeu a dica...Que bom que esta gostando do Blog.

      Excluir
  2. Menina, não tem como não amar seu blog!! As suas receitas são maravilhosas pq conquistam até quem não está fazendo a dieta Dukan, no caso minha mãe!!
    Ela se acabou no sushi, fiz 5 rolos grande e comemos tudo...A abóbora recheada então...haha! Assim a dieta fica deliciosa e sem repetições de bife/salada.
    Digo sempre que pra fazer a Dukan tem que gostar de cozinhar e ser curioso.
    Bjos, Jan.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jan, quando comecei a dieta dukan sempre me dizia fome vc não passa, mas vontade sim, então decidi não ficar com vontade de nada e a partir daí quando tenho vontade crio algo parecido rsrsrsrs.

      Excluir