ENTREVISTA PORTAL R7
ANTES E DEPOIS DA DIETA DUKAN
UM POUCO DE MIM
Entrevista, que dei para a Amanda Brum, do Blog Emagrece Bolotinha, do portar r7.
Aos 57 anos, Néia emagreceu 11kg, venceu o hipotiroidismo, colesterol e triglicérides. Hoje é fenômeno no Instagram, onde posta suas receitas como @neiacal e é seguida por mais de 15 mil pessoas. Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal.
Emagrecer não é fácil pra ninguém. Muito menos pra quem já passou dos 50 anos e tem problemas de tireoide, a glândula que regula os hormônios que agem diretamente na perda e ganho de peso.
Mas a bióloga Sidnéa Fiori Caldeira, de 57 anos, conseguiu. Casada e mãe de dois filhos adultos, ela é prova viva de que não há idade e nem problema de saúde que resista à força de vontade e desejo de vencer.
Conhecida como Néia, ela começou a engordar por causa do hipotireoidismo, doença que faz com que o metabolismo fique mais lento. A esse problema, somou-se alterações no triglicérides e no colesterol.
Depois de fazer um tratamento médico, ela conseguiu regular as doses hormonais e parou de engordar. Mas o peso adquirido, não ia embora de jeito nenhum. Foi aí que ela decidiu fazer uma dieta, inspirada em uma amiga que emagreceu 20kg.
De lá para cá, Néia eliminou os 11kg que tinha sobrando, recuperou a autoestima e colocou em ordem a saúde, pois todos os seus exames laboratoriais voltaram ao normal.
Maga na cozinha, ela faz sucesso na internet com as receitas que adapta para a culinária light e low carb (baixo teor de carboidratos).
Veja o que ela contou pra gente e inspire-se em mais essa história de sucesso.
Sidnéa Fiori Caldeira - Fui ganhando peso lentamente e também me sentia muito desanimada. Minha ginecologista descobriu que eu estava com hipotireoidismo e me alertou que se eu não tomasse alguma atitude, a cada dia ficaria pior. Consultei uma endocrinologista, comecei o tratamento e, depois de quase dois anos, foi acertada a dose hormonal e então parei de engordar, mas o peso adquirido antes e nesse período não conseguia eliminar, daí resolvi fazer uma dieta.
Néia - Tenho uma amiga que havia eliminado 20 quilos e me falou sobre a dieta Dukan. Fui atrás e comprei o livro “Eu não consigo emagrecer”, do Dr. Pierre Dukan. Também fiz pesquisas na internet e encontrei alguns blogs de pessoas que faziam a dieta e fiquei super empolgada.
Néia - Marquei uma data para o início, uma segunda-feira, 5 de novembro de 2012. Eu e mais duas amigas do trabalho combinamos de começar e fazer juntas. Para a minha surpresa e alegria, sem combinar nada, o meu marido resolveu entrar junto nessa luta. Como foi uma decisão dele, acabou sendo um super incentivo para mim. Na sexta feira anterior, em nosso local de trabalho, acabamos com todo tipo de comida que não era permitido, literalmente comemos tudo, e combinamos de só levar o que era permitido. Cheguei até a ouvir de um colega a frase: "Ah, Néia, você não vai conseguir seguir essa dieta, porque não pode comer macarrão...". Ele sabia da minha paixão por macarrão e isso aumentou ainda mais o meu desafio. No domingo me despedi com um risoto, vinho, sobremesa, afinal, já imaginava que não seria fácil, mas brindamos ao nosso futuro sucesso.
Néia - Foram quase 4 meses com muito foco, e todos conseguimos atingir nossa meta, eu, meu marido e as minhas duas amigas. Hoje todos mantemos o nosso peso. Aliás, o fato de fazermos em grupo foi uma situação bastante positiva, pois a todo o momento conversávamos, trocávamos experiência e nos apoiávamos.

Néia - A maior dificuldade com certeza é a vontade que você passa, pois cortar o que estava acostumada a comer no dia a dia não é fácil. Outra dificuldade são as saídas com os amigos, pois alguns acabam te rotulando de chato, ao pedir algo totalmente diferente do grupo, e sempre diziam: “dieta não pode ser assim, só por hoje pode...”. É bem difícil esta parte, pois alguns que não conhecem a sua dieta não entendem.
Néia - Os amigos, logo perceberam que eu estava determinada e não se importaram mais. Outro fato é que todos que faziam esta dieta diziam, nesta dieta você não passa fome, mas vontade você passa, então decidi não passar vontade. Daí entrou a minha criatividade na cozinha, se tinha vontade de comer lasanha, macarrão, inventava um para a dieta, se tinha vontade de comer sushi, adaptava para a dieta, e criei pães, pizzas, tortas tudo adaptado para a fase de emagrecimento da dieta dukan.
Néia - Com certeza, visivelmente os resultados e os elogios do marido, que levaram a minha autoestima lá em cima. Outro ponto positivo foi quando voltei na endocrinologista e os exames de colesterol, triglicérides e outros, que há anos estavam acima dos níveis adequados, estavam normais. Isso sim para mim foi o grande ganho e incentivo para continuar firme.

Néia - Cozinhar para mim sempre foi um prazer, uma arte, sempre gostei de criar e testar receitas novas, com a dieta isso foi muito legal, pois aguçou muito esse meu lado criativo e todo tempo de folga eu queria ir para a cozinha e inventar ou testar algo.
Néia -É difícil quantificar esse tipo de coisa, mas meu marido, que foi minha cobaia neste processo, sempre brincava dizendo, que é muita sorte viver ao lado da “master chef” Néia e que a dieta ficou muito mais prazerosa, pois eu sempre me preocupei em montar pratos que não tivessem cara de dieta e variar o cardápio.
Néia - Minhas preparações preferidas são os pães e entre eles o “pão super fibras”, batizado pelo meu marido. Esse pão me acompanha sempre e faz muito sucesso com minhas seguidoras no Instagram (@neical). As pizzas, uma que dei o nome de crocante, que gosto muito, e o escondidinho de couve flor que é apreciado por todos. Tem também a lasanha de berinjela. Tem a empadinha de Proteína Isolada de Soja (PIS).
Néia - Essa farinha (PIS) não possui carboidratos e quebra um galho nas receitas. Fui eu que testei e introduzi na dieta, e tive o aval do Dr. Dukan, quando ele veio ao Brasil, para usar essa fibra de soja como ingredientes nas receitas, e hoje muitas pessoas usam. Todas essas receitas têm no meu Instagram (@neiacal) e no meu blog.
Néia - Antes da dieta, fazia apenas caminhadas, mas sem ritmo e falhava muito. Com a dieta, isso entrou de vez na minha vida. Comecei com caminhadas, depois alternei com corridas, e hoje já participo de corridas de 5 km e me apaixonei por essa atividade. Mas antes procurei um cardiologista para uma avaliação, pois afinal não sou jovem para me aventurar e atualmente estou fazendo um pouco de musculação.

Néia - Que basta querer que conseguiremos. Se não consegue sozinha, procure a ajuda de um profissional da área, independentemente da idade ou de algum distúrbio hormonal ou hipotireoidismo, que com determinação, todos conseguem. Eu sei que a minha luta, foi difícil, mas quem quer fazer, não pode arrumar desculpas.
Modéstia a parte, mas me senti, quando soube que a chamada de minha entrevista saiu na capa do Portal r7, ao meu lado na capa, só famosos, como a Grazi Massafera, o Ney Mar entre outros.
http://entretenimento.r7.com/blogs/emagrece-bolotinha/biologa-de-57-anos-muda-de-corpo-e-de-vida-em-4-meses-20131101
Vc é uma inspiração!!!!!!
ResponderExcluirPedro, obrigado....
ExcluirAmei encontrar seu blog. Recomeçarei do zero amanha, grande desafio: 28 kg off.....
ResponderExcluirSeja bem vinda
ExcluirParabens neiaaa pela sua determinaçaooo
ResponderExcluir